sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Vivendo Romanos 13



Relembrando Romanos 13:1-4

1- Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram por Ele constituídas.
2-Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem atraem sobre si condenação.
3-Em verdade, as autoridades inspiram temor, não porém a quem pratica o bem, e sim a quem faz o mal! Queres não ter o que temer a autoridade? Faze o bem e terá seu louvor.
4-Porque ela é instrumento de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, porque não é sem razão que leva a espada: é ministro de Deus, para fazer justiça, e para exercer a ira contra aquele que pratica o mal.
Nos versos 1 e 2 de Romanos 13, vemos que todas autoridades são instituídas por Deus, e isso, soa bem para aqueles que pensam em assumir uma posição de autoridade perante a sociedade, porém, nos faz repensar sobre as atitudes ruins de muitas pessoas que utilizaram de suas posições para fazer o mal, quanto a isso, devemos nos lembrar do livre arbítrio, que nos permite escolher os caminhos e decisões que devemos assumir. Quanto ao verso 3, me faz lembrar as vezes em que vi alguma mãe tentar convencer um filho a obedecê-la utilizando a imagem de um policial como ameaça, dizendo que se ele não obedecer, o policial iria "prendê-lo". Quando isso acontece comigo eu faço questão de desconstruir na mente da criança a imagem ruim que ela teve da autoridade mediante o incentivo da mãe, e me aproximo dizendo que pode confiar nos policiais que estão ali para protegê-los e que somente os maus devem temer as autoridades. Esse verso serve também para nós, policiais, pois desde que façamos o que é certo, não há motivos para temer nenhuma autoridade superior. Por fim, no verso 4, Deus nos coloca a importante e honrosa missão de sermos "ministros de Deus, instrumentos de Sua justiça". 

Roney Vilaça

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se necessitar contato direto deixe e-mail para retorno. Obrigado pela participação.