terça-feira, 1 de maio de 2012

Sobre oferecer o outro lado da face...



Em toda a trajetória do ministério de Cristo vemos que a mansidão é uma característica de Sua conduta, e fica claro que é um requisito básico para sucesso na vida espiritual conforme veremos no seguinte trecho do sermão da montanha: Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Mateus 5:5 E mais contundente ainda é o verso seguinte: Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; Mateus 5:39. Agora, como pôr em prática esse mandamento de Jesus no cotidiano policial?
É comum para nós ouvirmos perguntas do tipo: Você bate nas pessoas? (Fruto da desconstrução da imagem das instituições de segurança pública manipuladas pela mídia, ou resquício da imagem gerada pelo período de ditadura vivido no Brasil) Mas minha resposta inicial às vezes não agrada muito aqueles que esperavam ouvir um "Não" conciso, pois geralmente respondo "Depende". Mas depende de que? Afinal o mandamento de Jesus em Mateus 5:39 não deixa brecha para o "depende", então, nesse caso vejamos o contexto da circunstância:

As autoridades são escolhidas por Deus conforme veremos: Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus Romanos 13:1 Vide postagem "Vivendo Romanos 13" , e num contexto de mundo violento em que vivemos, para exercer essa autoridade na esfera policial, o uso da força pode ser necessário, para proteger a vida de alguém, a própria, e quem sabe, a do próprio autor, assim sendo, uma ação violenta pode ter se ser repelida com certo grau adequado de violência também, na proporção do agravo, sendo neste contexto impossível aplicar o letra de Mateus 5:39 conforme está escrita, sem primeiramente analisar o contexto do texto, pois isso poderia significar um mal maior ao invés de um bem. 

Abraço amigos, Deus continue abençoando. 

Roney Vilaça

Um comentário:

Se necessitar contato direto deixe e-mail para retorno. Obrigado pela participação.